Método de Trabalho em Raios de Sol

O que significa e quais são seus objetivos

A princípio, o trabalho em Raios de Sol significa efetuar uma sub-divisão no "grupão", formando-se assim, vários sub-grupos ou Raios de Sol.

No entanto, mais do que simplesmente dividir em grupos menores, outras características são agregadas a cada sub-grupo, fazendo com que esse método se torne mais eficiente para o tratamento. As idéias essenciais são: Debater em um pequeno grupo o andamento terapêutico dos dependentes químicos e familiares, buscando soluções originais para os problemas. Aprofundar na situação vivenciada promovendo uma reflexão semanal a fim de que se estabeleçam novas metas a serem alcançadas pelos membros do Raio de Sol.

Os objetivos almejados pelo trabalho em Raios são:

  • Favorecer um atendimento mais humanizado e próximo da realidade de cada paciente do grupo AJA;
  • Integrar o indivíduo com o grupo através de contatos entre os membros dos Raios e do coordenador ou "cuidador";
  • Aprofundar em cada caso, de acordo com a necessidade, e fazer acompanhamento específico e conforme a expectativa do paciente;
  • Detectar necessidades especiais como entrevistas, visitas familiares, encaminhamentos para trabalhos fraternos, e para a rede de saúde se for o caso;
  • Facilitar o acompanhamento do tratamento no AJA e de motivos de evasão do mesmo;
  • Acompanhar mais especificamente cada caso, proporcionando uma característica de singularidade ao tratamento.

Como Funciona

O grupo geral de freqüentadores é divido pela primeira vez em Raios de Sol aleatoriamente (sorteio). Cada Raio é composto por até seis membros (um coordenador e mais cinco participantes). Cada Raio designa um nome para seu sub-grupo.

Um membro do AJA é escolhido para ser o coordenador geral dos sub-grupos, estabelecendo uma relação direta com cada coordenador, como ilustra a figura a seguir. Ilustração do Método de Trabalho em Raios de Sol do AJA.

A metodologia tem como pressuposto os Doze Princípios do AJA, que visam auxiliar o indivíduo na busca de sua plenificação, os quais são expostos na próxima seção dessa apostila. A cada três meses, após terem sido estudados e vivenciados os doze princípios, novo sorteio é realizado, redistribuindo-se e fazendo-se novos Raios de Sol. Segue-se novamente os doze princípios e assim sucessivamente.

Não há um limite pré-estabelecido para a quantidade de Raios de Sol, uma vez que novas pessoas podem chegar, desde que se tenha a quantidade de coordenadores suficiente.

Os novatos, até se encaixarem em um Raio de Sol, são encaminhados a um sub-grupo especial, dirigido pelo coordenador geral, ou por membros não coordenadores por este designados.

A reunião dos Raios de Sol dura 30 minutos, para que se faça uma reflexão sobre a terapêutica de seus membros e o estudo do princípio daquela semana. O coordenador deve ficar atento a cada fala ou depoimento, colocando-se, principalmente, na postura de ouvinte. Caso note algum problema mais grave ou a necessidade de procedimento especial deve comunicar oportunamente ao coordenador geral e/ou equipe técnica.

Após a reflexão de cada Raio de Sol, os sub-grupos se desfazem e se integram formando o grupo geral para a realização da parte terapêutica coordenada pela equipe técnica.

Assim, as reuniões do AJA tem atualmente a seguinte seqüência:

  1. Os voluntários, dependentes e familiares chegam com um pouco de antecedência, se assentam e formam um grupo geral
  2. É feita a abertura e proferida a prece inicial
  3. É feita a leitura de um texto de conteúdo evangélico ou mensagem positiva, com algum comentário breve (o comentário é opcional)
  4. Procede-se à divisão em Raios de Sol e ao seu funcionamento de acordo com o que foi mencionado acima (30 minutos para conversa, reflexões, e estudo do princípio.) Aqui está a maior diferença em relação ao modelo anterior de reunião do AJA
  5. Os sub-grupos são desfeitos, e constitui-se o Grupo de Apoio Geral, para dar início à segunda parte, coordenada pela equipe técnica, através de dinâmica daquele dia. Paralelamente são feitos atendimentos para casos em particular por membros da equipe técnica
  6. Prece final

O tempo oficial total das reuniões continua, atualmente, com uma hora e quarenta e cinco minutos. Logo após tem-se à fluidoterapia (passes) com cerca de 15 minutos, perfazendo um total de duas horas (aos domingos, das 18:00 às 20:00h). As pessoas retornam para suas residências. Logo após, inicia-se a reunião mediúnica, privativa, integrada ao método, através de vibrações específicas a serem encaminhadas pelos coordenadores de cada Raio de Sol.


Coordenador e Membros

Como mencionado, cada Raio de Sol será composto por seis membros (cinco mais o coordenador) favorecendo um contato terapêutico mais aproximado.

Os membros dos Raios de Sol devem ser estimulados pelo coordenador a assumirem o compromisso de se ajudarem. O coordenador deverá evitar relações de dependência e excesso de intimidade entre os membros, o que é contraproducente. Cuidará das relações interpessoais do Raio de Sol sem perder a visão do todo no grupo.

Para que se tenham um acompanhamento mais eficaz, o cuidador deve disponibilizar seu telefone e horários preferenciais (se for o caso) nos quais estará disponível para atender aos membros de seu sub-grupo. O cuidador deve também ter os telefones de cada um dos membros para se comunicar com eles quando se fizer necessário, por exemplo:

  • Para dar apoio durante a semana, caso entenda ser realmente necessário;
  • Comunicar notícias do AJA que estejam diretamente relacionadas ao tratamento, desde que seja importante repassá-las durante a semana;
  • Entrar em contato com os membros de seu Raio de Sol quando os mesmos pararem de frequentar ou interromperem abruptamente o tratamento sem motivo claro ou sem avisar.

Vale lembrar que respeito, discrição e bom senso são imprescindíveis para que os contatos sejam saudáveis e sempre positivos a favor do tratamento.


Papel do Coordenador nos Raios de Sol

Dentro do contexto exposto anteriormente, em síntese, o coordenador de cada Raio de Sol tem como funções:

  1. Propiciar a aproximação entre os componentes no sentido da ajuda mútua
  2. Motivar o tratamento para a vida
  3. Estimular a ação dos Doze princípios do AJA
  4. Detectar necessidades de visitas e encaminhamentos para rede de saúde, facilitar o controle de presença e motivos de evasão
  5. Perceber a interação entre os membros
  6. Saber escutar
  7. Se necessário, encaminhar o caso para estudo e busca de soluções junto ao coordenador geral e a equipe técnica
  8. Aprofundar na situação vivenciada pela família promovendo uma reflexão semanal a fim de que se estabeleçam novas metas a serem alcançadas pelo Raio de Sol

Coordenadores, Coordenador Geral e Equipe Técnica

Os coordenadores trocam experiência entre si e se comunicam diretamente com o coordenador geral.

Como já mencionado, durante o período das atividades os cuidadores, atentos às questões particulares de cada membro de seu sub-grupo, devem encaminhar, caso julguem necessário, os casos especiais ao coordenador geral e a equipe técnica.

Uma vez por mês haverá reunião entre os cuidadores dos Raios de Sol e o coordenador geral para discussão de casos, encaminhamentos e avaliação dos trabalhos.